modelo de plano de aula 7 (para educação infantil)
Introdução
Sobre a ação da escola
Este plano de aula baseia-se na ação de incluir o aluno surdo no processo de
aprendizagem, respeitando sua condição e realizando atividades que
desenvolvam seu cognitivo, a motricidade, o social e pessoal. A atividade
proposta lida também com a inclusão de toda a sala, sendo a mesma
inteiramente participante.
A educação inclusiva só começa com uma radical reforma da escola, com a
mudança do sistema existente e repensando-se inteiramente o currículo, para
se alcançar as necessidades de todas as crianças.
(Dulce Barros de Almeida).
PLANO DE AULA COM INCLUSÃO DE LIBRAS
1. Público alvo: 4 á 5 anos de idade.
2. Tema: Sequência de cores.
3. Materiais: Guache, pincel, papel cartão, forma de ovo, canetinha e tampa
de garrafa.
4. Duração: 2 aulas.
5. Objetivos:
a. Reconhecimento das cores no visual e na linguagem (Língua
Portuguesa e de Sinais), exigindo assim a concentração, a
cooperatividade e interação, que irá trabalhar a ação entre as duplas;
b. Desenvolver a coordenação motora fina;
c. Reflexões sobre preservação do meio ambiente e reciclagem;
d. Fortalecer o raciocínio lógico;
6. Conteúdos: O plano de aula está baseado no campo de experiência da
BNCC traços, cores e formas, fazendo parte da disciplina de Matemática.
7. Metodologia:
1° Momento: Apresentação das cores em libras.
2° Momento: Apresentação dos materiais para construção do jogo, onde a sequência
de cores será feita pela professora.
3° Momento: Construção do jogo em dupla, com a mediação da professora.
4° Momento: Execução do jogo.
5° Momento: Apresentação da sequência e releitura da mesma.
8. Avaliação: Observação das crianças na prática de Libras com a
assimilação das cores com a palavra, conversa com os alunos sobre meio
ambiente, se houve participação de todos os alunos e se os objetivos
expostos foram alcançados.
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