modelo de plano de aula 9 (para educação infantil)
atividade 1 do 1 mês: corpo e movimento
faixa etária: entre 1 e 2 anos de idade
material: colchonetes ou toalhas um lençol e um aparelho que reproduza músicas (para
atividade 1 e 2)
objetivo: Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos,
utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do
outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
justificativa: Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços
e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e
diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua
imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais,
sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
habilidades da bncc:
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos
jogos e brincadeiras.
(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço,orientando-se por noções como em frente, atrás,
no alto,embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes
naturezas.
(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar),
combinando movimentos e seguindo orientações.
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle
para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
metodologia:
o pedagogo irá solicitar aos responsáveis que cada um pegue um colchonete e sentem com
as crianças formando um círculo, assim juntando se a roda o pedagogo colocará a música
“lavando a roupa- esconder” com a seguinte história
“Agora vamos trazer para nossa roda este belo pano. Um pano que pode se transformar no
que a gente quiser. Em um rio, ou mar, em um céu, em uma vela de jangada, numa rede de
pescadores, ou até mesmo em uma cabana. Mas antes nosso pano sempre precisa ser
lavado, como antigamente, lavados esfregando com as mãos. Com o pano bem aberto no
meio da nossa roda vamos colocar, de brincadeira, um pouco de água, balançando as mãos
e emitindo um som (xiiiiiii). Agora um pouco de sabão, também balançando as mãos e com
o mesmo som (xiiiiiii). Cada um segura seu pedacinho de pano e vamos lavar. Com toda a
atenção ao momento calmo da nossa música, na hora de passar as mãos. Todos prontos?”
logo em seguida a música será colocada seguindo a coreografia da música
música lavando a roupa- esconder.
“lavando a roupa com sabão lavando a roupa com sabão
esfrega, esfrega, esfrega esfrega, esfrega, esfrega
bate, bate, bate bate, bate, bate
passa a mão, passa a mão passa a mão pra ficar bom
eu vou me esconder estou escondido, estou escondido
me escondi, me escondi apareci,
apareci olha eu aqui”
o encerramento será com as impressões dos responsáveis pela música e pela participação
ativas das crianças.
avaliação somativa: foi avaliado tanto a participação dos responsáveis quanto das crianças,
foi observado o nível de interesse de ambos pela brincadeira pela música e qual foi a
experiência tirada dessa brincadeira.
atividade 2 do 1 mês: corpo e movimento
faixa etária: 1 a 2 anos de idade
metodologia: será apresentado outra música mas com a participação mais voltada para as
crianças ondes os responsáveis farão o papel de auxiliador da brincadeira.também será
contado uma história antes da música começar para que as crianças entre no mundo da
música que será tocada.
“E o Tatu Bola de jardim, vocês conhecem? Um bichinho bem pequeno, cheio de patinhas,
mas que não anda muito rápido e quando se sente ameaçado se encolhe e vira uma
bolinha, já viram? As crianças também gostam muito de rolar pelo chão, e realmente isso é
muito divertido. Então porque não uma canção para que todos brinquem de se transformar
em um Tatu Bolinha e rolar à vontade, experimentando esta brincadeira de maneira leve,
devagarinho, sem pressa, ao som de uma melodia calma que também poderá ser utilizada
para relaxamento. Uma boa ideia é começar rolando pelo chão, imitando um Tatu Bolinha, e
depois assim que a música acabar, todos permanecem deitados no chão.
música: tatu bolinha
“tatu bola vai rolando no jardim
bolinha se escondendo de mim
pela grama, pelas folhas, pela terra
também vou rolar, vou fazer de conta
experimentar essa brincadeira
vou me transformar num menino bolinha
vou me transformar numa menina bolinha”
logo após os responsáveis vão fazer massagem nas crianças como forma de acalmar e
relaxar o corpo da criança.
avaliação somativa: a avaliação se dera com a participação das crianças e dos seus
responsáveis, foi prestado atenção de ambas as partes na história contada? na música
reproduzida? as crianças imitavam os tatus? houve o momento da massagem feita pelos
responsáveis? todas essas questões serão levadas serem norteadores da avaliação.
Comentários
Postar um comentário