modelo de plano de aula 5 (para ensino fundamental 1)
Contextualização da fotografia e construção de um novo olhar.
Plano de aula para o 4º ano, artes
Objetivo
Trazer aos alunos uma nova percepção da imagem buscando trazer uma visão crítica baseando dentro e fora do seu cotidiano.
Objetivo específico
Conhecer a história da fotografia;
Conhecer o processo da captura imagem com um contexto;
Estimular diferentes formas do olhar;
Fazer com que a tecnologia faça parte do aprendizado;.
Conteúdo
Apresentação da história da fotografia, seu contexto histórico, social, artístico e cultural, observação e debates sobre algumas fotografias e deixar claro que existem diversos tipos de fotografias.
Público alvo
4° ano/10 anos
Duração
2 aulas separadas em 2 dias da semana
Recursos
Dispositivo que capture imagens
Sala de vídeo ou algum ambiente onde seja possível ver vídeos
Metodologia
Aula 1: será a introdução do conteúdo por meio de vídeos e a explicação do professor que dará abertura para que os alunos se expressem, expondo suas opiniões e dúvidas. O professor mostrará diversas fotografias e mostrará a diferença de cada.
Aula 2: nesse momento o professor novamente dará abertura para que os alunos se expressem para que tirem dúvidas e assim já propõe uma atividade onde a sala será dividida em grupos assim tendo que produzir uma fotografia onde os alunos tragam um sentido para a foto, o professor lançará perguntas chaves como por exemplo “o quê quero passar? Que sentimento quero que as pessoas sintam ao ver? Qual foi o sentimento que eu tive? Qual o sentido desta foto? Ela tem um significado? Qual?” Assim os alunos responderam essa pergunta e apresentarão para seus colegas.
Aula 3: apresentação das fotografias e seu contexto.
Avaliação
A avaliação será feita por meio dos resultados obtidos na atividade proposta pelo professor onde será avaliado a foto tirada e as perguntas lançadas pelo professor.
Atividade recreativa - reprodução da fotografia para o papel
Atividade Recreativa Para 4° Ano, Artes
Objetivo
Agora de maneira descontraída os alunos terão liberdade de se expressarem e juntar o conhecimento adquirido para explorar diversas vertentes da fotografia.
Objetivo específico
Estimular a imaginação
Fixar o que foi aprendido
Fazer com que os alunos aprendam a ter autonomia, escolhendo sua forma de realizar a atividade.
Público alvo
4°ano/ 10 anos
Duração
1 aula (50 min)
Recursos
Fotografias
Papel sulfite
Lápis de colorir
Metodologia
Os alunos escolherão uma fotografia e terão que reproduzir no papel, depois falarão o por que da escolha da sua reprodução, nessa hora se for pertinente o professor pode retomar algum conceito que foi deixado de lado pelos alunos.
Avaliação
Como a atividade é recreativa não é necessário uma avaliação mas um modo dos alunos serem avaliados é fazer uma exposição para que outros alunos vejam.
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