modelo de plano de aula 6 (para ensino fundamental 1)

 

Gêneros textuais 

Visão geral e objetivo (o quê e para quê)

Introdução ao tema gêneros textuais.

Focando nos gêneros de contos, fábulas e crônicas.

Estimular a leitura e produção de texto por meio de livros infantis que tratam de cada gênero citado.


Objetivos (por quê)

  1. Estímulo à leitura

  2. Enriquecimento do vocabulário

  3. Incitação a criatividade

  4. melhora da dicção 

  5. Aprimoramento da escrita e da praxia fina (movimento de pinça) 


 

Duração

1 bimestre (4° bimestre)


Público alvo 

3° ano fund. 1

Materiais necessários

  1. Uso da biblioteca escolar

  2. Livros infantis do próprio professor ou dos alunos.

Momentos (unindo o por quê, para quê e o quê)

  1. Introdução aos gêneros textuais explicando e exemplificando cada um (fábula, conto e crônica)

      2. Apresentação de alguns livros e principais autores de cada gênero: 

          O Sol e as Rãs. Vinte Fábulas de Esopo.

          História para a sala de aula: crônicas do       cotidiano. Walcyr carrasco.

        Marcelo, Marmelo, Martelo- Ruth Rocha. 

         Entre outros...

         Monteiro Lobato

         Lygia Bojunga

         Chico Buarque 

         Entre outros.

      3. Discussão sobre cada gênero e história lida, buscando o entendimento dos alunos e assim estimulando o raciocínio.

     4. Propor que os alunos tragam algum livro que seja compatível com os gêneros estudados e que ocorra a leitura de um livro escolhido pela turma 

    5. Depois de leituras sobre cada gênero os alunos produziram um texto e escolheram um para que seja feita a “avaliação”

   6° Como produto final os alunos terão que apresentar sua criação a partir do que foi estudado durante o bimestre.


Referências


SILVA, Elza Fernandes. A importância da prática da leitura para a formação de

leitores nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2012. 41f. Trabalho de Conclusão 

de Curso (Especialização Formação de Professores da Educação Básica) –

Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

modelo de plano de aula 9 (para educação infantil)

modelo de plano de aula 4 (para educação infantil)

modelo de plano de aula 7 (para educação infantil)