modelo de plano de aula 6 (para ensino fundamental 1)
Gêneros textuais
Visão geral e objetivo (o quê e para quê)
Introdução ao tema gêneros textuais.
Focando nos gêneros de contos, fábulas e crônicas.
Estimular a leitura e produção de texto por meio de livros infantis que tratam de cada gênero citado.
Objetivos (por quê)
Estímulo à leitura
Enriquecimento do vocabulário
Incitação a criatividade
melhora da dicção
Aprimoramento da escrita e da praxia fina (movimento de pinça)
Duração
1 bimestre (4° bimestre)
Público alvo
3° ano fund. 1
Materiais necessários
Uso da biblioteca escolar
Livros infantis do próprio professor ou dos alunos.
Momentos (unindo o por quê, para quê e o quê)
Introdução aos gêneros textuais explicando e exemplificando cada um (fábula, conto e crônica)
2. Apresentação de alguns livros e principais autores de cada gênero:
O Sol e as Rãs. Vinte Fábulas de Esopo.
História para a sala de aula: crônicas do cotidiano. Walcyr carrasco.
Marcelo, Marmelo, Martelo- Ruth Rocha.
Entre outros...
Monteiro Lobato
Lygia Bojunga
Chico Buarque
Entre outros.
3. Discussão sobre cada gênero e história lida, buscando o entendimento dos alunos e assim estimulando o raciocínio.
4. Propor que os alunos tragam algum livro que seja compatível com os gêneros estudados e que ocorra a leitura de um livro escolhido pela turma
5. Depois de leituras sobre cada gênero os alunos produziram um texto e escolheram um para que seja feita a “avaliação”
6° Como produto final os alunos terão que apresentar sua criação a partir do que foi estudado durante o bimestre.
Referências
SILVA, Elza Fernandes. A importância da prática da leitura para a formação de
leitores nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2012. 41f. Trabalho de Conclusão
de Curso (Especialização Formação de Professores da Educação Básica) –
Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
Comentários
Postar um comentário